sexta-feira, 25 de julho de 2008

Inovações: Progresso ou atraso?

Li esses dias um artigo numa revista sobre a dependência das pessoas pelo celular. Relatos de gente que dorme com o aparelho embaixo do travesseiro com medo de perder uma ligação, ou simplesmente por receio de que o telefone suma de vista para todo o sempre.

A tecnologia avança a níveis estrondosos, com Iphones e Ipods flutuando pelas prateleiras dos grandes magazines. Não sou contra a tecnologia, afinal se eu fizesse oposição a aparelhos que visam somente a melhora de nossa vida estaria sendo um tremendo ignorante. O que me preocupa é o valor que as pessoas dão a esses objetos inanimados.

Um amigo que não via a muito tempo me mandou um e-mail perguntando como estava a minha vida. Respondi de prontidão que as coisas estão indo muito bem obrigado e quando que poderíamos nos falar melhor. Para minha surpresa, ele ao invez de combinar de reunir a galera ou simplesmente ver um horário para telefonar, me perguntou quando poderíamos teclar via MSN pra botar o papo em dia.....

Acho que a tecnologia possui essa faca de dois gumes: De um lado ela revoluciona, de outro afasta o contato sadio das pessoas. Não me conformo que alguém de mais valor a um celular do que a um ser humano. Se invertêssemos os valores, talvez nosso mundo seria um lugar mais legal de se viver, ou melhor dizendo, voltaria a ser um lugar mais “humano” de se viver....

Nenhum comentário: